A busca e apreensão mais comum de ser realizada pelos bancos atualmente é a extrajudicial, já que apresenta um procedimento muito mais rápido e prático, justamente porque dificulta bastante a defesa neste tipo de procedimento, no entanto, é possível se defender e reaver ou manter com a posse do veículo.
Após o banco entender viável requerer o procedimento de busca e apreensão, este apresentará o pedido ao Cartório de Registro de Títulos e Documentos do seu domicílio ou no da localização do veículo, comprovando o atraso e junto com o cálculo de todo as parcelas que ainda estão em aberto, acrescidos de juros de mora.
Feito o requerimento, você será notificado para apresentar sua defesa ou fazer o pagamento da dívida, no prazo de 20 dias, sob pena de consolidar o veículo em nome do banco e, após devidamente realizada a apreensão do veículo, você terá mais um prazo de 5 dias para o pagamento da integralidade da dívida, segundo os valores apresentados no requerimento inicial.
No entanto, este procedimento tem diversas exigências e que, caso não cumpridas, ensejariam a interrupção da busca e apreensão, por isso a importância da presença de um Advogado especialista!