O vício oculto, tópico tratado nesta página, é um defeito que não é perceptível de imediato no momento da compra do imóvel. Esses defeitos só se manifestam após um período de uso, muitas vezes causando prejuízos significativos ao consumidor. Os vícios ocultos podem se relacionar a componentes internos ou a falhas que se desenvolvem com o tempo e o uso.
Como exemplos mais comuns de vício oculto podemos citar: infiltrações nas paredes após períodos de chuva intensa, sendo que no momento da entrega em períodos de sol não havia nenhum indício do vício ou rachaduras após meses de utilização do imóvel, mas que quando novo as paredes estavam perfeitas.
Por outro lado, o vício aparente é um defeito que pode ser identificado facilmente pelo consumidor durante a inspeção inicial do imóvel. Esses defeitos são visíveis e podem ser detectados imediatamente, sem a necessidade de uso prolongado ou testes específicos.
Exemplos destes vícios aparentes podemos mencionar: problemas na pintura, fiação elétrica exposta, acabamentos mal executados, tamanho do imóvel menor do que o mencionado no contrato, pisos quebrados, rachaduras, vidros manchados, portas danificadas, ralos com caimento inadequado, dentre outros.